10 Acessórios para amantes de vinho!

0
1567

Se é um amante de vinho, este artigo é para si. Hoje partilho consigo uma lista de acessórios que deverá ter em casa para um melhor serviço de vinhos. No próximo jantar de amigos acredite que parecerá um sommelier profissional!

1. Saca-Rolhas

Pessoalmente o que mais gosto é do saca-rolhas de 2 tempos. Este tipo de solução permite, conforme indica o nome, extrair a rolha em dois movimentos. Normalmente este saca-rolhas vem já com uma especie de navalha que permite cortar a cápsula da garrafa. Abaixo poderá ver um vídeo exemplificativo.

Onde comprar: Tescoma

2. Saca-Rolhas de Pinças

Se é apreciador de vinhos antigos este é um utensilio essencial. Quantas vezes já lhe aconteceu tentar abrir uma garrafa e a rolha partir? O saca-rolhas de pinças é o ideal para rolhas com bastante idade, pois em vez de perfurar a mesma, entra entre o gargalo da garrafa e a rolha, conforme pode ver no video que aqui partilho.

Onde Comprar: El Corte Inglés

3. Decantador

O decantador é uma excelente ajuda para vinhos susceptíveis de acumular sedimentos. Ao passar o vinho pelo vidro ou cristal do decantador é também possível exaltar os aromas do vinho uma vez que passa a haver um maior contacto do liquido com o oxigénio.

Onde Comprar: El Corte Inglés

4. Salva-Gotas

O salva-gotas é uma excelente ferramenta para manter a sua toalha imaculada! O dropstop ajuda a que as pingas não escorram pela garrafa e assim sujem toalhas,mãos, etc.

Onde Comprar: Continente

5. Manga Refrigeradora

A temperatura é um dos factores que influencia a experiencia quando bebemos um vinho. Uma das formas de mantermos um vinho na temperatura ideal, é servindo-o com uma manga refrigeradora para que o vinho não fique quente e se torne aborrecido.

Onde Comprar: Continente

6. Champanheira

Uma boa alternativa à manga refrigeradora é a champanheira que nos permite refrescar mais do que uma garrafa em simultâneo. Hoje em dia já existem várias soluções muito estéticas e funcionais.

Onde Comprar: Gifts 4 Wine

7. Copos

Foto: Wine Folly

Ter diferentes tipos de copo para diferentes tipos de vinho. Pode parecer um pormenor de menor relevância, mas a verdade é que a espessura do vidro ou a abertura do copo podem influenciar a experiência de consumo. O ideal é ter pelo menos 4 tipos de copo – Branco, Tinto, Espumante e Vinho do Porto.

Onde comprar: IKEA

8. Bomba Vácuo

A bomba de vácuo permite guardarmos uma garrafa que não terminamos sem que o vinho perca qualidade nos dias imediatamente a seguir. Ao retirar o ar da garrafa a bomba atrasa a oxidação do vinho e garante a qualidade por mais uns dias.

Onde comprar: Continente

9. Garrafeira

Se vai ser um consumidor assíduo de vinho, comece a guardar espaço em casa para poder armazenar as oportunidades que vai encontrando. Hoje em dia existem várias soluções muito estéticas e funcionais. Idealmente o vinho deve ser armazenado deitado para que o liquido esteja em contacto permanente com a rolha, minimizando dessa forma a entrada de ar na garrafa.

Onde comprar: Leroy Merlin

10. Cave Climatizada

Se está a pensar comprar vinhos para guardar e abrir daqui a alguns anos então tem de comprar uma cave climatizada. As oscilações de temperatura são um flagelo para o correto envelhecimento do vinho. Este tipo de equipamento var permitir-lhe manter uma temperatura constante ajudando assim à conservação do vinho por muitos e bons anos. Existem várias soluções, umas mais baratas que outras, e que permitem armazenar diferentes quantidades de garrafas.

Onde comprar: Fnac

Espero que tenha gostado do artigo e que possa desfrutar de Um Bom Vinho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here