2016 foi ano excepcional para o Vinho do Porto!

0
1005

São muitos os produtores que já anunciaram que irão declarar 2016 como Vintage. Depois da Sogrape (Ferreira, Offley e Sandeman), também a Taylors, a Sogevinus (Kopke, Burmester, Calém e Barros) e a Symington decidiram avançar com o comunicado.

Desde 2011 que uma colheita não reunia tanto consenso no Douro e em especial no Vinho do Porto. A Sogrape foi o primeiro produtor a declarar 2016 como Vintage para as suas três marcas. Mas os restantes players do mercado não se fizeram esperar, e avançaram também com o mesmo comunicado. The Fladgate Partnership, Sogevinus, Quinta do Noval e Symington são alguns dos produtores que acreditam que 2016 foi um ano excepcional para o Vinho do Porto!

Charles Symington, responsável da enologia do grupo Symington, refere que “o inverno foi mais chuvoso do que a média, sendo que a pluviosidade atuou como contrapeso vital ao verão quente que se verificou no Douro”. Este comportamento climático, aliado ao acompanhamento da vinha e ao cuidado da vindima permitiu elaborar vinhos que “sustêm sabores de frutos vermelhos e intensas cores púrpuras” e ainda “têm estrutura e equilíbrio, com Baumés, acidez, taninos e cor num raro alinhamento perfeito”.

Já Luís Sottomayor salienta que os vinhos das diferentes marcas do grupo Sogrape terão “níveis de complexidade, cor e estrutura absolutamente excecionais, com taninos presentes, perfeitos para evoluírem na garrafa durante muitos anos”.

Recorde-se que a classificação VINTAGE é o expoente máximo no Vinho do Porto! Pode saber mais sobre o tema neste artigo.

Os Vintage 2016 deverão sair para o mercado no último trimestre do ano, sendo por isso uma excelente opção como presente de Natal. Segundo a edição online do Jornal de Negócios, as marcas Offley, Sandeman e Ferreira poderão ser adquiridas entre os 49€ e os 80€.

Esperemos que tenha gostado e que desfrute de Um Bom Vinho Vintage!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here