Chumbado Tinto 2015

Directamente da Quinta das Bágeiras, chega-nos um vinho tinto de excelência (pelo menos para nós). O Chumbado Tinto, tem uma história no mínimo curiosa, e que comprova o ditado de que "há males que vêm por bem".

0
825

Directamente da Quinta das Bágeiras, chega-nos um vinho tinto de excelência (pelo menos para nós). O Chumbado Tinto, tem uma história no mínimo curiosa, e que comprova o ditado de que “há males que vêm por bem”.

Revista de Vinhos

 A História do Vinho

Quando o vimos na carta de vinhos da Casa Mattos em Salreu (já agora aconselhamos vivamente os petiscos que por lá se podem provar), ficamos intrigados com o nome. Numa rápida pesquisa percebemos que o Chumbado Tinto se tratava de um vinho da Quinta das Bágeiras, produtor da região da Bairrada, mas que não possuía denominação de origem. Foi então que mergulhando na história percebemos o porquê.

A Quinta das Bágeiras é já um produtor histórico na região da Bairrada e que há 3 gerações produz vinhos de excepcional qualidade. O actual responsável, Mário Sérgio vai lançando vinhos que homenageiam os seus antecessores – O Avô Fausto e o Pai Abel são exemplo disso mesmo.

Decidiu lançar o Quinta das Bágeiras Reserva Tinto. Apresentou o vinho à Câmara de Provadores da CVR Bairrada para que pudesse ter denominação de origem, só que o vinho foi CHUMBADO. Este chumbo do vinho poderia ter deitado por terra a produção das 5.700 garrafas deste néctar composto por Baga e Touriga Nacional. Mário Sérgio preferiu fazer da adversidade uma oportunidade e lançou o Chumbado Tinto 2015.

Chumbado Tinto 2015

Feito de Baga e Touriga Nacional o aroma é de frutos vermelhos. Ao inicio não é um vinho fácil de beber, mas à medida que vamos avançando percebemos que este vinho austero, tem um corpo médio e taninos equilibrados e com uma acidez viva que nos leva a querer provar o segundo copo.

Para os mais aventureiros este é um vinho diferente de tudo o que estamos habituados a encontrar em regiões mais conhecidas como o Douro ou Alentejo.

A nossa sugestão é que acompanhe com uma carne vermelha grelhada ou com petiscos tradicionais como umas moelas picantes ou alheira de caça.

Esperamos que tenha gostado e que desfrute de Um Bom Vinho!

__________________________________________________________________________________________________

PRODUTOR: Quinta das Bágeiras

COMO SERVIR: Entre os 16ºC-18ºC

CASTAS: Baga e Touriga Nacional

ÁLCOOL: 13,5%

ONDE COMPRARGarrafeira 5 Estrelas | Garrafeira Nacional Garrafeira Tio Pepe

SABER MAIS SOBRE O VINHO: Site Quinta das Bágeiras

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here