Inspirações Reserva 2011

Foi no passado Domingo, que na companhia de amigos, viajamos até ao coração do Minho e que, na margem do rio Lima, nos deliciamos com as iguarias do restaurante Açude. Um dos vinhos que seleccionamos para o almoço - O Inspirações Reserva 2011, que comemora os 25 anos do Clube 1500 que é um dos clubes de vinhos mais antigos de Portugal.

0
976

Foi no passado Domingo, que na companhia de amigos, viajamos até ao coração do Minho e que, na margem do rio Lima, nos deliciamos com as iguarias do restaurante Açude. Um dos vinhos que seleccionamos para o almoço – O Inspirações Reserva 2011, que comemora os 25 anos do Clube 1500 que é um dos clubes de vinhos mais antigos de Portugal.

O Restaurante – Açude

Num dia cinzento e com alguma chuva a nossa vontade era comer um belo prato “tradicional” acompanhado de todas aqueles petiscos que nos deixam uma sensação de conforto. O Açude, proporciona-nos isso mesmo. Em cima do rio Lima, este restaurante estilo chalé, permite-nos almoçar num ambiente acolhedor e com bastante luz. Com mais de 300 vinhos nacionais e internacionais, a sua garrafeira é um verdadeiro paraíso para os apreciadores.

O Almoço

Como entrada, optamos por comer um misto de enchidos e fumados que estavam de “comer e chorar por mais”. Depois, avançamos para aquele que é o cartão de visita desta região – Um arroz de Sarrabulho com com rojões à moda de Ponte de Lima. Feito com carne de porco, este arroz é bastante saboroso e com temperos bastante “apurados”. Para aguentar um prato tão rico e complexo, só um vinho bem estruturado. Aqui a opção foi tudo menos óbvia. A carta de vinhos do Açude é muito rica, tanto em quantidade como qualidade, mas nós íamos à aventura e decidimos levar uma garrafa de vinho tinto Inspirações Reserva 2011.

O Vinho

Originário do Dão é o resultado de um blend das melhores castas da região. Produzida pela Sogrape e com a assinatura da enóloga Beatriz Cabral de Almeida (Quinta de Carvalhais), a edição limitada de 3.000 garrafas pretende celebrar os 25 anos do Clube 1500 – um dos clubes de vinhos mais antigo de Portugal.

Embora o prato escolhido pedisse um vinho com mais estrutura, o Inspirações Reserva acabou por se revelar à altura – Equilibrado, floral e com taninos muito redondos revelou toda a elegância característica dos vinhos do Dão

Ainda antes do regresso a casa, tivemos a oportunidade de provar o Leite Creme e o queijo da serra com compota de abóbora que casam perfeitamente com um Vinho do Porto 10 anos. Viemos como seria de esperar, de barriga (e alma) cheia!

O Açude será sempre um sítio onde gostaremos de voltar. Pela vista, pela simpatia,  pela comida e claro… pelo vinho!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here