Musgo Tinto 2015

0
892

Foi através de um amigo que me chegou à mesa o Musgo Tinto 2015. Da autoria do enólogo João Cabral Almeida este exemplar do Dão representa o que de bom esta região tem para oferecer. Foi por isso a minha escolha para acompanhar o almoço de Páscoa!

 O Enólogo

João Cabral Almeida tem procurado evoluir como enólogo absorvendo o máximo de conhecimento através da passagem por grandes empresas do sector (Sogrape, Taylors, Esporão, entre outras). Ao longo dos últimos anos foi aprendendo o que de melhor se faz em Portugal nas diferentes regiões. Numa entrevista ao site brasileiro Viva o Vinho, refere mesmo que Anselmo Mendes (Vinho Verde) foi “talvez, uma das pessoas que teve mais influência no meu percurso, além da minha família.” É natural da região do Dão, e é lá que agora se aventura em dois dos seus projectos pessoais – Liquen e Musgo.

Musgo

O nome do vinho vem precisamente de uma das características da região onde este é produzido – o musgo abunda no granito que está presente nas regiões frescas do Dão.  A maior parte das uvas vem das zonas de Silgueiros e Oliveira de Barreiros. O lote é feito com uma grande percentagem de Touriga Nacional e completado com várias castas de videiras de idades compreendidas entre os 35 e os 40 anos. Antes de ser lançado para o mercado, estagiou dois anos em barricas usadas. A colheita que provei foi a de 2015.                        

 

O Vinho

Quando o provei não sabia o que esperar pois nunca tinha provado nada deste produtor. Contudo tinha algumas luzes por saber que se tratava de um vinho do Dão e com uma elevada percentagem de Touriga Nacional. Esperava por isso um vinho elegante e muito aromático. E não desapontou. No nariz sentimos logo o cheiro a fruta vermelha (sobretudo cereja), e também algumas especiarias. Na boca é muito elegante e os taninos embora bem marcados, acabam por não ser exagerados. O final é longo e persistente. Foi por isso a escolha ideal para o almoço de Páscoa – Um misto de assados no forno – Cabrito e Vitela. O vinho foi oferecido por um amigo, no entanto sei que foi comprado no Clube Reserva 1500 e custou cerca de 9,00€. Embora tenha pesquisado onde pode ser adquirido, não consegui encontrar.

Espero que tenha tido uma excelente Páscoa e que tenha desfrutado de Um Bom Vinho em casa! ______________________________________________________________________________

PRODUTOR: J. Cabral Almeida

COMO SERVIR: Entre os 15ºC-17ºC

CASTAS: Touriga Nacional e Outras

ÁLCOOL: 12.5%

ONDE COMPRAR: N/A

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here