Quinta dos Carvalhais Encruzado 2016 – A queda de dois mitos!

0
759

Foi num jantar de família que tivemos a oportunidade de provar o Quinta dos Carvalhais Branco Encruzado 2016 (Dão). Logo ali caíram dois mitos – Que os brancos só servem para acompanhar peixe, e que (como muitos de nós pensávamos) o Dão é uma região quase inexistente no panorama nacional dos vinhos!

Assim que chegou à mesa, fecharam-se algumas caras. Um vinho do Dão e ainda por cima branco?! Para acompanhar um Frango Assado?! Não tardou até que todos rapidamente mudassem o semblante e se rendessem à casta rainha do Dão – Encruzado!

Com um nariz elegante, predominaram desde logo as notas de flores e fruta branca (meloa sobretudo) conjugadas com um toque de madeira. O vinho estagiou em barricas de madeira 6 meses o que lhe permitiu ter algumas notas de baunilha na boca e lhe conferiu estrutura. Mas a sua acidez e frescura, tornam-no um vinho complexo. Se por um lado, é um vinho que nos enche a boca, por outro lado, é leve e refrescante. Sem dúvida foi um dos melhores vinhos que provei nos últimos tempos! De uma elegância e qualidade superiores só ao alcance dos grandes vinhos portugueses.

Ficamos felizes por perceber que o Dão está bem e se recomenda. E que nós, portugueses do Douro e Alentejo, temos aqui mais uma região de elevada qualidade que esconde segredos tão bons como este!

O Quinta dos Carvalhais Branco Encruzado 2016 pode ser encontrado em várias lojas, com preços entre os 14,00€ e os 16,00€.

Esperamos que tenha gostado e que desfrute de Um Bom Vinho!

__________________________________________________________________________________________________

PRODUTOR: Sogrape Vinhos

COMO SERVIR: Entre os 10ºC-12ºC

CASTAS: Encruzado

ÁLCOOL: 13,0%

ONDE COMPRAR: Jumbo | Garrafeira Nacional | Onwine

SABER MAIS SOBRE O VINHO: Site Sogrape

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here