Quinta dos Carvalhais Jaen 2011

0
324

Nesta quarentena tenho aproveitado para provar vinhos diferentes do habitual. Tenho provado vinhos estrangeiros, brancos “velhos”, monocastas… e desta vez optei mesmo por um monocasta Jaen ! O Quinta dos Carvalhais Jaen 2011 surpreendeu-me de várias formas. Neste artigo vou partilhar consigo tudo acerca desta experiência.

A Quinta dos Carvalhais

A Quinta dos Carvalhais situa-se na região demarcada do Dão, no concelho de Mangualde. Com uma área total de 105 hectares, 50 dos quais de vinhas, é uma das referências de qualidade nesta região vitivinícola. A enologia está a cargo de Beatriz Cabral de Almeida.

Quinta dos Carvalhais

A casta Jaen

É precisamente no Dão que a casta Jaen melhor se expressa. A Revista de Vinhos descreve-a como “uma casta vigorosa, extraordinariamente produtiva, uma casta que obriga a mondas apertadas sob pena de resultar em vinhos aguados, acídulos, rascantes, de baixo grau alcoólico.” Os aromas que normalmente encontramos nos vinhos com esta casta são os de fruta preta (mirtilos, amoras pretas e cerejas). 

O Quinta dos Carvalhais Jaen 2011

Quando escolhi o vinho, esperava um vinho com pouco corpo e uma acidez alta que pudesse cortar um pouco da “gordura” do prato de carne que escolhi para acompanhar.

Encontrei um vinho muito aromático logo no copo. Os 13,5% de grau alcoólico, praticamente não se sentiam no nariz. Na boca, sobressaiu uma acidez vibrante e uns taninos muito suaves. Em suma, um vinho muito leve e elegante.

É um excelente vinho para beber com tapas e queijos como entrada, ou até mesmo sem comida. Esta garrafa consegui encontra-la no El Corte Inglés no espaço Gourmet pelo valor de 17,50€.

Espero que tenha gostado e que desfrute de um bom vinho em casa!

______________________________________________________________________________

PRODUTOR: Sogrape Vinhos

COMO SERVIR: Entre os 15ºC-17ºC

CASTAS: 100% Jaen

ÁLCOOL: 13.5%

ONDE COMPRAR: El Corte Inglés 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here