Ninfa Tinto 2015

0
665

Foi através do Mercado de Vinhos Digital que encontrei o Ninfa Tinto 2015. Este vinho da região do Tejo é fruto de uma produção pequena que segundo o produtor se quer com “pouca intervenção humana e elevada influência atlântica”.

O Produtor – João M Barbosa

A 7km de Rio Maior, e com a serra d’ Aire e Candeeiros como vizinhas, fica a “casa” do vinho que hoje irei falar. Com cerca de 5 hectares de vinha plantada, as castas predominantes que lá podemos encontrar são Touriga Nacional, Aragonês e Syrah. A primeira vinha data de 2000, mas é em 2007 que João Barbosa constrói a Adega Porta da Teira e começa a vinificar em “casa” os seus vinhos.

O vinho

O Ninfa Tinto 2015 é um vinho regional Tejo, composto por três castas – Alfrocheiro, Aragonês e Touriga Nacional. Quando olhei para o vinho (1º passo na prova) percebi que não estaria perante um vinho encorpado e com muita cor/corpo. No nariz foi notória a Touriga Nacional, com aromas de fruta vermelha muito presentes.

Na boca efectivamente é um vinho com taninos leves e muito bem integrados (não tem estágio em madeira), e com uma acidez espectacular. O aroma a frutos vermelhos detectado no nariz manteve-se na boca, mas surgiu também um pouco de especiarias no final. Um vinho bastante equilibrado e com um final de boca bastante agradável.

Não é um vinho pujante com muito corpo e muita estrutura, mas é um belíssimo vinho para acompanhar umas carnes brancas e uns legumes salteados ou até mesmo um peixe ao sal dada a sua acidez muito vincada.

Conforme referi no inicio do artigo, comprei este vinho no Mercado de Vinhos Digital por 7.95€ o que me parece um preço justo.

Espero que tenha gostado e que possa desfrutar de Um Bom Vinho em casa!

______________________________________________________________________________

PRODUTOR: João M. Barbosa

COMO SERVIR: Entre os 14ºC-16ºC

CASTAS: Alfrocheiro, Aragonês e Touriga Nacional

ÁLCOOL: 13,5%

ONDE COMPRAR: Mercado Vinhos Digital | Produtor | Garrafeira Estado D’Alma

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here