Vinho do Porto Vintage 2018 – Uma colheita para a história!

0
325

Pela primeira vez na história do Vinho do Porto será feita uma declaração generalizada de Vintage em três anos consecutivos! O grupo Sogrape foi o primeiro a avançar, e os seus concorrentes Symington, Quinta do Noval e Taylor’s não tardaram a fazer o mesmo.

Vinho do Porto Vintage

A designação “Vintage” está para o Vinho do Porto como a Bola de Ouro está para o futebol. Para a generalidade dos apreciadores esta é a categoria de Vinho do Porto que representa o topo. O IVDP (instituto que controla o sector), refere que o Vintage é um vinho “com características organolépticas de excepcional qualidade, proveniente de uma só vindima, retinto e encorpado, no momento da aprovação, de aroma e paladar muito finos“. Se quiser saber mais sobre Vinho do Porto pode ler mais neste artigo.

Não se estranha por isso que as diferentes casas apenas declarem Vintage colheitas de anos excepcionais. Só que pela primeira vez na história poderemos estar perante uma declaração generalizada dos grandes produtores em três anos consecutivos (2016,2017 e 2018) – Sogrape, Symington, Quinta do Noval e Taylor’s já avançaram!

O ano 2018

Para Luis Sottomayor (enólogo das marcas Ferreira, Sandeman e Offley), “2018 é dos melhores, se não o melhor, ano Vintage a que assisti“. Na região do Douro, as condições climatéricas condicionaram e muito a vinha – um inverno seco e uma primavera húmida e chuvosa conduziram a um atraso na maturação das uvas e pior, a algumas doenças na vinha que provocaram perdas na produção. A boa noticia é que esta perda de quantidade permitiu uma melhoria na concentração e qualidade das uvas “sobreviventes”.

O que esperar dos Vintage 2018

A Sogrape refere que Ferreira será um Vintage “marcado pela elegância e carácter harmonioso, mas com muita complexidade“, ao passo que Sandeman terá “um perfil mais robusto e marcado pela estrutura“. A Taylor’s revela que o vinho será elegante, e terá frescura de fruta, boa acidez e cor intensa.

A Symington por sua vez revelou que fará o lançamento dos seus vintage no próximo dia 14 de maio. O evento será digital e obriga a registo prévio (pode registar-se aqui). O Quinta do Vesúvio e o Dow’s Quinta da Senhora da Ribeira Vintage 2018 serão lançados este ano, ao passo que os das restantes marcas (Graham’s, Dow’s, Warre’s e Cockburn’s) ficarão guardados para futuro lançamento. Charles Symington revela que os vinhos “se caracterizam por uma acidez e frescura que refletem as características específicas de cada uma das parcelas dentro das várias propriedades“.

Espera-se por isso mais um grande ano para o Vinho do Porto! Não deixe de comprar e eventualmente guardar, para daqui a alguns anos poder beber Um Bom Vinho!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here