Casa de Canhotos Alvarinho 2018

0
371

Há cerca de um ano descobri um Vinho Verde Alvarinho que se tornou num sério caso de amor. O Casa de Canhotos Alvarinho não é fácil de encontrar, mas posso garantir-lhe que é um excelente exemplar do que de melhor se faz na região dos Vinhos Verdes e mais concretamente na sub-região Monção e Melgaço.

O Produtor

Após muita pesquisa, foi pouca a informação que encontrei sobre o produtor e sobre o vinho. O site da marca pouco nos diz.  “…Em Agosto de 2006, o produtor Fernando Rodrigues, decide avançar com uma marca de alvarinho que apadrinhou“ Casa de Canhotos Alvarinho”, pois a maioria das uvas são provenientes dos terrenos adjacentes a esta Casa.” pode ler-se no site. A casa, apadrinhou o nome do vinho pois durante muitos anos foi a única no lugar de Canhotos situado em Melgaço.

O Vinho

Se espera encontrar um vinho verde com “gás” e muita acidez, então este não é o vinho indicado. O Casa de Canhotos 2018 é um 100% Alvarinho que realça o que de melhor a casta tem. Quando o cheiramos, percebemos logo a sua complexidade. Aromas muito ligados a fruta madura como o pêssego ou maracujá. Na boca a sua acidez é muito equilibrada e realça também a fruta cítrica. O final de boca é claramente persistente.

É um vinho com uma boa estrutura para envelhecer (claramente aguenta 3-4 anos em garrafa), o que não deixa de ser irónico uma vez que há um senso comum do consumidor de que os brancos, e sobretudo na região do vinho verde, devem ser bebidos jovens com 1 ou 2 anos no máximo. Mas a verdade é que a casta Alvarinho, tal como outras brancas como o Encruzado ou o Arinto, envelhecem muito bem e dão vinhos muito interessantes e muito complexos.

Nesta ocasião, acompanhou excelentemente um arroz de marisco. No entanto creio que pode ser também um óptimo companheiro para carnes ou peixes grelhados na brasa, ou simplesmente um aperitivo acompanhado de queijos (não muito fortes) e enchidos.

A colheita de 2018 consegui comprar na Garrafeira Nacional por 9.90€.

Espero que tenha gostado e que possa desfrutar de Um Bom Vinho em casa!

______________________________________________________________________________

PRODUTOR: Casa de Canhotos

COMO SERVIR: Entre os 9ºC-12ºC

CASTAS: 100% Alvarinho

ÁLCOOL: 13%

ONDE COMPRAR: Garrafeira Nacional

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here